O que o Corona Virus pode ensinar ao mercado de Entretenimento

Atualizado: Mar 20

Tenho acompanhado atentamente na internet e nos grupos de aplicativos de mensagens instantâneas, os desdobramentos relativos a pandemia do Corona Vírus e os seus impactos no mercado de eventos e entretenimento, e algumas observações me parecem bem claras:




- O mercado de eventos e entretenimento terá um período recessivo no próximo semestre.

- Claramente os profissionais freelancers não estavam preparados (com reservas financeiras) para este imprevisto.

- Sendo otimista acho que em MAIO de 2020, estaremos retomando as atividades no mercado de eventos e entretenimento.

- Preocupa mais o caos econômico vindouro que vai durar bem mais do que esses três meses e que pode levar à inadimplência e a dívidas com os bancos.

- Muito difícil o nosso ramo obter ajuda governamental, pois o nosso mercado mesmo movimentando milhões, nós, como mão de obra deste setor somos praticamente invisíveis nas estatísticas governamentais e com isso sem representatividade alguma.

Peço ao que lerem esse artigo e queiram ajudar a criar uma base de dados sobre nosso mercado, percam uns minutinhos para responder a uma breve pesquisa. CLIQUE AQUI

Muitos no momento atual de caos e aperto financeiro vindouro passaram a entender que: 1. Precisam cobrar valores que permitam manter reservas para situações como esta.

2. Da necessidade de se organizar como classe de alguma forma para que em situações como esta, tenhamos uma representatividade e/ou poder de barganha maior. Mas esse processo precisa ser feito quando as coisas normalizarem, provavelmente o que irá ocorrer será que todos voltem aos seus afazeres diários e tudo seja esquecido.

Quarentena, Home Office, Sem Agenda

O que podemos fazer durante o processo de quarentena e nos meses de pouco trabalho:

Finanças

Caso tenha reservas financeiras, veja com base nos seus custos fixos atuais, o quanto tempo ela vai durar.

Ajuste ou mesmo corte tudo que for supérfluo ou desnecessário.

Cuidado com os cartões de crédito, eles não são uma extensão do seu orçamento, caso você atrase os pagamentos os juros e taxas podem te gerar ainda mais dor de cabeça.

Empréstimos podem parecer atrativos: bancos, financeira e fintechs irão aparecer oferecendo dinheiro com juros baixos e prazos de pagamento, leia com cuidado as letras miúdas, elas podem conter armadilhas. Só aceite ofertas com plena consciência do que terá que pagar pelo dinheiro emprestado.

Caso tenha financiamentos ativos analise com cuidado o peso deles no seu orçamento atual, alguns bancos e financeiras oferecer PORTABILIDADE mas tenha os mesmos cuidados descritos sobre empréstimos financeiros. CLIQUE AQUI - Pra saber mais.

Não misture os orçamentos da sua empresa com o pessoal. Tomar empréstimos como MEI pra uso pessoal geralmente não é uma boa ideia. CLIQUE AQUI - e leia um bom texto sobre isso. Protelar impostos geralmente não é uma boa ideia, não esqueça de pagar os seus impostos geralmente o governo não perdoa as suas dívidas. Vida Pessoal e Profissional

Atualize a sua agenda de contatos e fique atento a novos projetos que irão surgir.

Aproveite para estudar e aprender novas habilidades, protocolos, línguas etc… Tudo que te faça mais qualificado para o seu mercado.

Os que puderem e tiver plano de saúde aproveite o tempo livre pós surto para fazer um check up geral.

Ajude a seus amigos, muitas vezes 5 minutos de conversa pode salvar o dia de alguém.

Trace um plano de carreira ( bem parecido com um plano de negócios) para sua vida para os próximos 1 ano ou 2, ter metas ou focos ajuda a nortear uma carreira saudável.

Se der e suas reservas permitirem adote um amigo(a), principalmente os de mais idade, comprar remédios ou mesmo uma cesta básica pode ser de grande ajuda nos momentos difíceis.

Como ganhar um dinheiro extra, enquanto os trabalhos não pintam: Veja o que você sabe fazer além da sua ocupação principal, sabe falar inglês, tem habilidades manuais, gosta de crianças, PETs no mundo da internet está cheia de oportunidades de serviços temporários, lembre-se o foco é superar o período ruim, pensando dessa forma qualquer dinheiro honesto é bem vindo.

Sites como Engoo ( aulas de inglés online ) e GetNinjas podem ser boas ideias

IDEIA #1 – ALUGUE UM QUARTO NA SUA CASA (Quando passar a quarentena)

Você tem algum espaço sobrando na sua casa?

Um quarto extra poderia ser muito bem rentabilizado através do Airbnb. IDEIA #2 – VENDA PEQUENOS SERVIÇOS POR US$ 5,00

Você já ouviu falar no Fiverr? ( Precisa ser fluente em inglês)

O Fiverr é um site cuja ideia principal é vender produtos e serviços pelo preço de 5 dólares.

Funciona assim: de um lado, existem pessoas oferecendo uma diversa gama de serviços

Por meio dessa plataforma, você pode colocar o seu “espaço sobrando” para alugar para turistas na sua cidade. IDEIA #3 – OFEREÇA SERVIÇOS DE TRADUÇÃO

Se você acessou algum dos sites que eu citei acima, então você percebeu que um serviço bastante demandado é o de tradução de textos.

Se você é fluente em alguma língua estrangeira, como o inglês ou espanhol (na verdade, qualquer língua já basta), então você pode capitalizar esse seu dom cobrando pelo serviço de tradução!

Essa é uma ideia muito poderosa, já que ela te garante a possibilidade de alcançar uma audiência pelo mundo inteiro (especialmente se você é fluente em mais do que uma língua estrangeira). GetNinjas

IDEIA #4 – UBER Dirija com a Uber Ganhe dinheiro em seu próprio horário. CLIQUE AQUI

As ideias são muitas uma boa pesquisa vai revelar muitas outras oportunidades, por favor encontrando outras ideias favor postar nos comentários para ajudar outras pessoas.

Depois que a chuva passar ...

Mas o que podemos tirar de lição após o advento do Coronavírus e retornarmos ao OBA OBA diário do Brasil Maravilha ?

O que você achou que estava errado durante as suas reflexões de vida durante o período de recessão vão continuar erradas, caso você não faça nada para mudar o mundo, mude o jeito que você gerencia sua vida e/ou carreira.

Se o seu cachê não dava para fazer reservas, alguma estava errado na sua formação de preço ( sim, você deveria no mínimo negociar o seu valor a ser pago). Reveja seus preços e processos de negociação. Onde estão todos que falavam se você cobrasse XX sempre teria trabalho ?

Sinceramente espero que possamos sair dessa experiência mais fortes e renovados com um senso de unidade fortalecido e que de alguma forma possamos criar artifícios para proteger o mercado profissional de entretenimento.

https://www.infomoney.com.br/negocios/10-maneiras-de-ganhar-dinheiro-extra-na-internet/

https://www.cashme.com.br/quais-sao-as-opcoes-de-emprestimos-para-mei/

https://soundgirls.org/educate-and-collaborate-surviving-corona-virus/

4,729 visualizações4 comentários

(11) 9 6472 8764

©2019 por Lazzaro Jesus. Orgulhosamente criado com Wix.com